A Síndrome do Túnel do Carpo é o pinçamento do nervo mediano, podendo causar dor, formigamento e dormência. Você provavelmente sentirá o incômodo entre o dedão e o anelar.Essa síndrome é causada, geralmente, por esforços repetitivos, mas também pode surgir por doenças inflamatórias, como artrite reumatóide,e traumas, como fraturas e quedas.O diagnóstico é feito por exames físicos no consultório e, se necessário, são feitos exames complementares, como ultrassom, eletroneuromiografia ou ressonância magnética.O tratamento vai desde imobilização e analgesia até cirurgia para descompressão do nervo mediano.
Os ossos mais comuns em que ocorrem fraturas são: clavícula, punho, antebraço e cotovelo. A maioria da vezes, por quedas no ambiente doméstico.
Atenção para fraturas que ocorram nas extremidades dos ossos, pois podem comprometer o crescimento.
Idosos:
Os ossos mais comuns em que ocorrem fraturas são: corpos vertebrais, fêmur, úmero, rádio distal e costelas
Atenção para alguns fatores de risco:
história prévia de quedas; medicamentos (psiquiátricos, cardiológicos), doenças (hipertensão, diabetes, osteoporose, doenças neurológicas), problemas de marcha e equilíbrio
Geralmente, nas torções de pé, há no máximo lesão dos ligamentos, que irá variar de grau de acordo com a gravidade da torção. Desde uma extensão deles até seu rompimento total. Nesse caso mais grave, procure um hospital urgentemente. Nos casos leves a moderados, inicialmente, coloque gelo no local, eleve o membro, imobilize-o e busque mantê-lo parado.Procure um médico para avaliação mais minuciosa e prescrição de medicamentos.
A depender da intensidade do trauma, a fratura pode ser exposta. Contudo, se não for o caso, pode haver dor intensa, formigamento, perda de sensibilidade, hematoma e deformidade da pele.Se desconfiar de que sofreu uma fratura, procure um hospital urgentemente