Geriatria

Sobre a especialidade

A especialidade responsável pelo cuidado da pessoa idosa é a geriatria. No Brasil, existe uma estimativa de que em 2060 o número de idosos ultrapasse o número de jovens, ou seja, a população brasileira está envelhecendo. Todavia, o número de geriatras não acompanha esse processo. 

O principal desafio do médico geriatra é mudar o curso de um envelhecimento com debilidade, fragilidade e dependência, para um envelhecimento ativo, funcional e com qualidade de vida. Em 2020 o número de médicos geriatras no Brasil foi de 2.143, de acordo com o estudo Demografia Médica no Brasil.

No hospital, o geriatra atende a pacientes idosos internados, faz acompanhamento perioperatório, procedimentos diagnósticos, terapêuticos e de reabilitação. Além disso, o médico geriatra realiza cuidados paliativos, para garantir conforto e alívio de sofrimento de pacientes idosos com doenças terminais e incuráveis.

Dúvidas Frequentes

O geriatra pode ser procurado não apenas quando um idoso está doente. É possível que um adulto saudável passa a fazer acompanhamento com um geriatra, a fim de prevenir doenças relacionadas ao envelhecimento. Portanto, não é necessário procurar um geriatra apenas quando se está doente. 

A pseudodemência é uma doença que mimetiza a demência, mas porque o paciente está com quadro de depressão. Essa doença sintomas que parecem o quadro de demência. 
As principais características da pseudodemência são: início súbito; curso flutuante; memória recente prejudicada; sintomas melhoram com a melhora do humor; sintomas melhoram com tratamento da depressão. 

Depende. Há medicações que podem interferir umas nas outras, seja aumentando ou diminuindo seus efeitos, o que pode trazer malefícios ao paciente. Além disso, o paciente idoso pode sofrer mais com reações adversas, como tontura, dimiminuição da pressão e hipoglicemia. 

Portanto, converse com seu geriatra sobre as possíveis interações medicamentosas dos remédios que você toma, até mesmo os naturais. 

A pele se torna mais fina, enrugada e pode ficar ressecada; a visão pode sofrer uma perda da acuidade visual, além de problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo; uma diminuição da audição é normal, mas se isso afetar as suas funções diárias, procure um médico. Com o passar da idade, também é normal que ocorram esquecimentos, de nomes, locais, de coisas que estava prestes a falar. Até certo ponto é normal, mas se suspeitar de algo, procure um médico

A academia é fundamental para desenvolvimento de músculos e isso ajuda na proteção das articulações e dos ossos. Portanto, ele deve conversar com seu geriatra sobre essa possibilidade de atividade, para, caso não haja contraindicação, comece a fazer musculação.